DÚVIDAS

Plural

Como colocar a frase "tomava-o a febre do trabalho" na 3ª pessoa do plural do Futuro do Indicativo?

Prima facie, uma resposta a considerar seria "tomá-los-á a febre do trabalho", mas nesta hipótese a frase apenas foi colocada no plural, e no futuro. Não se teve em conta que a forma verbal da 3º pessoa do plural do Futuro do Indicativo é , neste caso, "[eles ou elas]tomá-lo(s)-ão", e que o sujeito da frase é " a febre do trabalho". Assim, independentemente de não ser muito comum o plural deste sujeito, afigura-se-nos ser possível, e mais rigorosa, a resposta "tomá-lo(s)-ão as febres do trabalho".

Agradeço o esclarecimento, e aproveito para felicitar a iniciativa de uma página deste tipo.

Resposta

Vejamos então a frase:

(a) Tomava-o a febre do trabalho.

Dizemos que uma frase está no singular, quando o sujeito se encontra no singular (a febre do trabalho). E dizemos que está no plural, quando o sujeito se encontra no plural (as febres do trabalho). Isto é assim, quer o complemento directo esteja no singular (o), quer no plural (os).

Segundo esta doutrina, podemos pôr a frase (a) de duas maneiras na 3.ª pessoa do plural do futuro do indicativo:

(b) Tomá-lo-ão as febres do trabalho.

(c) Tomá-los-ão as febres do trabalho.

Empregamos a frase (b) ou (c) conforme a situação, isto é, conforme o complemento directo indica um ser ou mais de um ser.

Nota. – Peço licença para fazer a seguinte observação: Não está bem dizermos «colocar uma frase», porque uma frase não se coloca, isto é, não se põe aqui ou acolá. Uma frase pronuncia-se, profere-se, diz-se, ou escreve-se.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa