DÚVIDAS

Píxel, píxeis

Antes de mais, os meus parabéns pelo vosso portal. Achei a sugestão do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa relativamente ao plural de "pixel" muito lógica. No entanto, o "Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea" da Academia das Ciências de Lisboa (Editora Verbo, 2001) propõe como plural: "pixels", que acho menos lógico. No seguimento do exposto, surgiu-me a pergunta: quem é a autoridade em Portugal que define e é responsável pela ortografia das palavras portuguesas?

Sou cidadão francês e penso que, em França, é a Académie Française que é a responsável pelas palavras de língua francesa que se devem encontrar nos dicionários. Existe alguma Instituição ou organismo com funções idênticas em Portugal?

Desde já, agradeço a vossa atenção.

Resposta

O Dicionário Houaiss-port. e. regista «pixel», termo inglês, com a tónica em ¦¦. O plural será, portanto grafado «pixels», neste aspecto correctamente indicado no Dicionário da Academia.

No «Prontuário» da Texto, aportuguesei a palavra para píxel, com o plural píxeis, de acordo com a regra gramatical e a pronúncia habitual em Portugal.

A entidade que tem estabelecido a orientação sobre a língua em Portugal é a Academia das Ciências de Lisboa. Aguardamos nova edição do seu último trabalho, que apresentou algumas soluções controversas. Uma delas é justamente a pronúncia ¦pikssél¦ que aconselha para «pixel».

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa