DÚVIDAS

Palavras denotativas

Gostaria de saber por que a gramática tradicional não inclui as palavras denotativas em nenhuma classe de palavras.

Será que não poderiam incluí-las na classe dos advérbios, já que esses, como as palavras denotativas, exprimem também circunstâncias?

Resposta

Não pertence ao Ciberdúvidas tratar deste assunto. Além de ser demasiadamente extenso, porque é um texto discutível, o Ciberdúvidas destina-se apenas a tirar dúvidas sobre a nossa língua comum.

Não sabemos também por que razão a nomenclatura tradicional não inclui as palavras denotativas em tal ou tal classe. Quem sabe são as pessoas que elaboraram a referida nomenclatura. No entanto, a nomenclatura gramatical portuguesa inclui algumas dessas palavras em classes. Vejamos as seguintes:

Advérbios de exclusão: senão, só, somente, unicamente, simplesmente, exclusivamente, apenas, salvo.

Advérbios de inclusão: até, mesmo, também.

Advérbios de designação: eis, eis aqui.

Quando é que portugueses e brasileiros trabalham em comum para resolverem os vários problemas da nossa língua, que agora são tantos?

Quando é que os nossos governos resolvem pôr mão a tantos assuntos de tal modo que fiquemos a conhecer o caminho para ajudarmos a língua na sua evolução correcta?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa