Ortografia portuguesa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ortografia portuguesa

Gostaria de saber um pouco sobre a "formação" da ortografia portuguesa, a história e os principais pontos ortográficos.

Desde já agradeço.

Eveliyn 2K

A ortografia portuguesa foi praticamente sem regras até 1911, ano da sua instauração, graças sobretudo ao grande foneticista Gonçalves Viana, a D. Carolina Michaëlis e a outros.

Até aí, na Idade Média, escrevia-se mais ou menos como se lia; depois, com os clássicos, passou-se a uma escrita mais ou menos etimológica ou pseudo-etimologica, podendo dizer-se que cada um escrevia como queria, sabia ou julgava saber.

Outros marcos importantes foram os Acordos Luso-Brasileiros de 1931 e de 1945, aos quais no Brasil não se ligou importância, embora nós sempre os cumpríssemos, adoptando o segundo até à data.

Esta é, pois, em resumo a história da nossa ortografia, que dá regras, p. ex. quanto ao emprego das maiúsculas, do hífen, do apóstrofo, da separação das sílabas em fim de linha, dos acentos, etc.

F. V. Peixoto da Fonseca