DÚVIDAS

O verbo subjugar em sentido figurado

Tenho uma dúvida relativamente a questões de impropriedade vocabular na seguinte frase:

«As gotas de água precipitavam-se com violência, ameaçando subjugar a solidez e a densidade da cerâmica dos telhados, do cimento das paredes, do vidro das janelas com a doçura e leveza naturais da própria água.»

O verbo subjugar pode ser utilizado neste contexto?

Resposta

Em sentido figurado, o verbo subjugar significa «ter ou adquirir domínio sobre (alguém ou algo); vencer, domar, dominar», a exemplo de «s[ubjugar] o contendor» ou «s[ubjugar] os nervos»; «influir poderosamente sobre, impressionar profundamente; dominar», como na frase «certas ideias subjugam o espírito». Ainda em sentido figurado, e pronominalmente, quer dizer «deixar-se dominar, entregar-se voluntariamente ao jugo de outrem; seguir alguém em seus caprichos ou devaneios», a exemplo de «subjugou-se aos caprichos da mulher».

Significa também «reduzir ao estado doméstico; domesticar» e «manter domínio sobre (algo, alguém ou si próprio); conter(-se), reprimir(-se), dominar(-se)».

Assim, e dado que estamos a falar somente de sentido figurado, «o verbo subjugar pode ser utilizado no contexto» referido.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss.]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa