O uso do “h” - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O uso do “h”

Como usar o h, em qual ocasião?

Allian Pierry dos Santos Alves Brasil 4K

1.– Em posição inicial:
a) Por força da etimologia: homem, do latim homine(m); haver, do latim habere; hiperbólico, do grego hyperbolikós; hierarquia, do grego hierarkhia.
b) Em virtude de tradição gráfica, como húmido e humor e seus derivados, como humedecer e humorismo.
c) Em virtude de adopção convencional: hem?, hã?, hui!, hum!.
2. – Em posição interior: nas palavras compostas, em que o segundo elemento, iniciado por h, está ligado ao anterior por hífen: anti-higiénico, pré-história, super-homem, etc.
3. – Em posição final, mantém-se em interjeições, como ah!, eh!, óh!, ih!, pah! , etc.
4. – Os digramas ch, ph e th, quando finais de nomes próprios de origem hebraica, no caso de serem pronunciados, respectivamente com c gutural, f e t, e o uso tradicional não admitir a substituição: Baruch, Lamech, Habimelech, Hanoc, a não ser que sejam invariavelmente mudos, como em Joseph > José e Narareth > Nazaré.

 

José Neves Henriques