DÚVIDAS

O plural dos antropónimos

O título de uma das vossas controvérsias coloca-me algumas dúvidas. Aproveito para juntar outras: qual o plural de "Pato Donald", Silva, Silva Costa, irmão Rebelo, irmão Rebelo de Andrade.

Resposta

Os nomes de pessoas também têm plural. É errado o que se lê e ouve nos meios de comunicação social, como: os Silva, os António, os Rebelo, os Andrade, etc. (diga-se e escreva-se: os Silvas, os Antónios, os Rebelos, os Andrades, etc.).

Quanto a "Pato Donald"…isto não pertence à nossa língua. Mas podemos dizer assim: os Patos Donald.

Quando o nome de pessoa é constituído por mais de um vocábulo, costuma-se pluralizar apenas o primeiro: os Silvas Costa, os irmãos Rebelos de Andrade. E dizemos os irmãos Rebelos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa