DÚVIDAS

O plural de maior e de minor

Com o Tratado de Bolonha e, no que diz respeito a cursos universitários, surgiram dois termos latinos para designar a licenciatura propriamente dita (Major) e a especialização e/ou bacharelato (Minor). Gostaria de saber como se fazem os plurais destas duas palavras?

Agradeço a atenção.

Resposta

É difícil dar uma resposta definitiva à sua pergunta, visto que são apresentadas razões para os dois usos.

Se partirmos do princípio que são termos latinos, então, o plural de maior é maiores e o de minor, minores. É assim, aliás, que os classicistas fazem relativamente a estes vocábulos e o que me parece mais correcto.

No entanto, há quem defenda que o uso que se faz destes termos é a partir do Inglês, já que estão a ser usados exactamente na mesma acepção e para designar um sistema de ensino que há muito se encontra em países anglófonos.

E essas pessoas usam o plural inglês, obviamente.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa