DÚVIDAS

O binóculo

Lamento, mas não fiquei esclarecido com a sua resposta anterior a esta minha dúvida. (…) Um óculo é, entre outras coisas, aquele objecto que os marinheiros usavam para ver ao longe. Esse objecto evoluiu para um outro objecto composto por dois óculos lado a lado, que passou a designar-se, penso eu, binóculo, de bi-óculo. Estarei errado?
Se assim for, para não haver nenhuma incorrecção na frase «Pegou nuns binóculos e perscrutou o horizonte», era preciso que o sujeito tivesse pelo menos 4 olhos, para conseguir olhar o horizonte através de dois (ou mais) binóculos...
Ou, então, que o sujeito tivesse pegado em vários binóculos que estavam por ali, escolhido um deles e olhado o horizonte.
A minha dúvida é: o objecto em questão chama-se o binóculo, o binóculos ou os binóculos?

Resposta

Tem toda a razão no que diz. O correcto é o binóculo. É erro "os binóculos".

Esta palavra provém do radical latino bin- (duas vezes, duplicidade) + óculo. Um binóculo são dois (bin) óculos. A noção de plural já está contida em bin-. Dizer "os binóculos" é repetir escusadamente a noção de plural. Este erro deve-se à analogia do objecto binóculo com óculos. Por isso dizem "uns binóculos". As pessoas não têm consciência de que bin já quer dizer dois - plural.

Portanto: o binóculo, um binóculo. E de modo nenhum: "os binóculos", "uns binóculos".

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa