DÚVIDAS

O "á" com acento agudo

No JN vinha uma carta de um leitor sobre o uso de "à" e "á". Eu sempre pensei que "á" não existia, e sempre me ensinaram que era uma forma errada de "à". Mas afinal parece que existe. Sendo assim, o que é "á"? Uma preposição? Uma contracção? Ou outra coisa qualquer?

Resposta

Só poderei responder com precisão, se o prezado consulente me enviar esse "á" inserido numa frase transcrita do JN e informar acerca da situação em que se emprega. É que tal ou tal palavra não raro só se pode estudar devidamente, tendo essas informações. Assim, por exemplo, se me perguntarem o que significa ser não posso responder. Há dicionários que apresentam mais de vinte acepções. Tudo depende da situação e da frase em que se encontra. Reparemos, por exemplo, nas duas frases seguintes:

  1. Todos devemos ser justos.

  2. O meu ser é muito diferente do teu.

Para já, posso dizer o seguinte:

  1. Empregamos "á", como substantivo com singular e plural, como nome da primeira letra do alfabeto. Ex.: A palavra ano tem só um á. Mas a palavra para tem dois ás.

  2. Também empregamos "á" para nos referirmos à pronúncia. Um exemplo: A vogal da primeira sílaba do antropónimo Dámen tem em Portugal o som "á"; mas no Brasil, o som "â".

  3. A palavra á pode ser também o verbo haver, quando o empregamos para formar a 3.ª pessoa do singular do futuro imperfeito do indicativo, no caso de este pertencer à conjugação pronominal. Eis uma frase exemplificativa:

    • Quanto ao livro de que me falaste, o meu filho levá-lo-á amanhã.

    Há umas boas dezenas de anos esta frase escrevia-se deste modo:

        Quanto ao livro de que me falaste, o meu filho

    levá-lo-há

      amanhã.

    Note-se o elemento com h, por ser uma forma do verbo haver.
    Fico esperando a transcrição do JN.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa