DÚVIDAS

Nenhum

Eis minhas dúvidas em relação à palavra "nenhum":

1) Como se deve dizer:

a) "Nenhum dos homens SAIU" ou "nenhum dos homens SAÍRAM"?

b) "Nenhum deles SAIU" ou "nenhum deles SAÍRAM"?

c) "Nenhum de nós SAIU" ou "nenhum de nós" SAÍMOS?

2) Vi, nas gramáticas, este pronome indefinido no plural, mas não sei como poderia empregá-lo. Não sei se poderia escrever algo assim: "Não há NENHUMAS PROVAS de enquadramento do contribuinte na legislação". Se escrevesse "NENHUMA PROVA", a frase mudaria de sentido? Qual é a diferença?

3) Se nas frases "a", "b" e "c" do item "1", fosse substituído "nenhum" por "NENHUNS" como ficaria a concordância verbal delas? E essa substituição mudaria o sentido de tais frases?

Resposta

1) As frases a), b) e c) devem ter o verbo no singular a concordar com o sujeito nenhum, também do singular. É como se disséssemos:

a) Dos homens, nenhum saiu.

b) Deles, nenhum saiu.

c) De nós, nenhum saiu.

2) «Não há nenhumas provas» não significa o mesmo que «não há nenhuma prova». Quando dizemos «Não há nenhumas provas de enquadramento (...)», queremos significar a possibilidade de haver algumas provas, mas não há nenhuma.

Quando dizemos «Não há nenhuma prova de enquadramento», queremos significar a possibilidade de haver, pelo menos, uma prova, mas nem sequer isso há.

3) Se, nas frases a), b) e c) do item 1), substituirmos «nenhum» por «nenhuns», o verbo terá de ir para o plural para concordar com nenhuns:

a) Nenhuns dos homens saíram... = Dos homens, nenhuns saíram...

b) Nenhuns deles saíram... = Deles, nenhuns saíram...

c) Nenhuns de nós saíram... = De nós, nenhuns saíram...

É claro que a substituição de nenhum por nenhuns muda o sentido da frase: quando dizemos nenhum, há a singularidade do sujeito; quando dizemos nenhuns, há a pluralidade.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa