Mondego - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Mondego

"Estou analisando o romance Aparição de Virgílio Ferreira e nesse romance o garoto Alberto possui um cão com o nome Mondego. Pesquisando pela internet, descobri q se trata de um rio que banha Coimbra entre outras cidades portuguesas. Pois bem, minha dúvida é sobre a origem dessa palavra. Ela possui algum significado específico? Por que chamaram ao rio de Mondego? De onde vem essa palavra? Enfim, todas as informações que vocês puderem enviar-me seria muito útil.

Obrigado.

Ozíris Borges Filho Brasil 3K

Sobre a origem de Mondego, transcrevo o que mais interessa do "Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa" de José Pedro Machado.

"Do lat. Mondaecus, der. de Monda ou Munda (...), este de origem pré-romana, com o sufixo -aecus, que parece também presente em Lamaecus, donde Lamego. Originariamente, Mondaecus seria adj. aplicado a divindade fluvial (fluvius Mondaecus) e depois nome dessa mesma divindade." "Nos nossos diplomas medievais este top. aparece sob três formas Mondeco (ou Mondecum), Mundeco e Mondego." "Mundeco é raro (...)." "Mondego, por sua vez, surge em 897 (...)."

Nota. – Segundo o mesmo dicionário, a forma latina Mondaecus é hipotética. Embora não documentada, se houve Mondecum, é evidente que teria havido Mondaecus.

José Neves Henriques