Minimal, segundo o Lello Universal, é o que atinge o seu mínimo. Matemática: área minimal, que se apoia num contorno determinado.
Minimalistas (substantivo masculino plural) eram os socialistas russos que defendiam um programa mínimo de transformações sociais, económicas e políticas. O mesmo que mencheviques ou menchevistas (do russo "menshevik" = menor) – dicionários Lello e Aurélio. Opunham-se aos maximalistas ou bolchevistas (do russo "bolshevik" = maior), liderados por Lenine, que constituíam a ala maioritária do Partido Operário Social-Democrata da Rússia, formaram o Partido Comunista e lideraram a revolução de Outubro de 1917.
Mínima – nota musical, do valor de dois tempos, isto é, de metade da semibreve ou quatro colcheias.
Minimalista – diz-se da arte que, referenciada desde os anos 60, sobretudo nos Estados Unidos, utiliza reduzido número de temas ou elementos, valorizados pela repetição com pequenas alterações ou isolamento contextual. Há a música minimal repetitiva e, nas artes visuais, a "minimal art" (arte minimal) – por exemplo, a pintura de Ellsworth Kelly e os trabalhos em três dimensões, entre outros, de Sol Le Witt, Don Judd, Robert Morris.
Caro José João Roseira, através da Internet, julgo que poderá encontrar mais informações. Se o não fez ainda, experimente – talvez em "minimal art".