DÚVIDAS

Minas antipessoais

A propósito da polémica à volta da trágica morte da princesa Diana li dois textos onde havia duas frases que me suscitaram dúvidas gramaticais. Peço por isso auxílio ao Ciberdúvidas:
a) «Diana era uma personalidade que acordava ultimamente para o problema das minas antipessoal».
Antipessoal ou antipessoais? Porquê?
b) «Mas, mesmo que, reconhecidamente, uma notícia seja do interesse público, quando conflitua com a privacidade de alguém, é sempre um direito de uma pessoa que se está a violar.»
Há aqui vírgulas a mais, concretamente aquela logo no início: "Mas, mesmo que …"?

Resposta

É asneira, e grande, dizer-se minas antipessoal. Diga-se, correctamente, minas antipessoais. O vocábulo antipessoal é um adjectivo ligado ao substantivo minas. O adjectivo tem de concordar, em género e número, com o substantivo a que se encontra ligado. Como esse substantivo está no plural, minas, forçosamente temos de dizer minas antipessoais.

Na frase apresentada as vírgulas estão bem colocadas. A conjunção mas liga-se a "é sempre um direito de (…)." As vírgulas em mas servem para separar dessa conjunção o que se encontra intercalado entre ela e "é sempre (…)."

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa