Manteve-se em, manteve-se nos
Trabalho num instituto onde regularmente colaboro na elaboração de destaques para a comunicação social sobre a evolução de determinados indicadores económicos.
Tendo a consciência de que o casamento entre a língua portuguesa e todos aqueles que diariamente lidam com números não é, muitas das vezes, a mais perfeita, gostaria de perguntar qual é a forma mais correcta de expressar a ideia de que um determinado número se manteve inalterado entre duas observações consecutivas num título de um destaque.
Será correcto escrever "Taxa de variação homóloga manteve-se nos 2,3%" ou, em alternativa, "Taxa de variação homóloga manteve-se em 2,3%".
Gostava ainda de aproveitar a ocasião para colocar uma outra questão. É correcto escrever-se "A variação média dos últimos meses do índice foi de 2,3%" ou é mais acertado utilizar uma outra forma que não utilize a expressão "foi de"? (e.g. "A variação média dos últimos meses do índice 'atingiu os'/'foi igual a' 2,3%")
Muito obrigado pela atenção.
