DÚVIDAS

Lisossoma, peroxissoma, etc.

Sou estudante de medicina e, desde chegado à Universidade, fui confrontado com diferente grafia e pronunciação de certas palavras compostas do grego, relativamente àquilo que tinha aprendido.
Mesmo na mesma Universidade de Coimbra, em alguns departamentos faz-se finca-pé numa forma de escrever e dizer, enquanto noutros se pretende o contrário.
Por ex: "lisosoma ou lisossoma, peroxisoma ou peroxissoma, centrosoma ou centrossoma...
Independentemento do aprovado, eventualmente, nas nomina anatómica e/ou histológica, qual será a grafia e pronunciação correcta, ou mais correcta, para estas palavras?
Já agora, no caso de o certo ser só com um "s", como se deverá pronunciar; "s" ou "z"?
Obrigado

Resposta

Só é correcta a grafia "lisossoma, peroxissoma, centrossoma", cujo segundo elemento é "-soma", grego, que significa "corpo". Do mesmo modo "condriossoma, cromossoma". etc.

Se escrevêssemos "lisosoma, proxisoma, centrosoma", etc., teríamos de ler "/lizozoma, proksizoma, centrozona/", adulterando, assim, o valor do "s" de "soma". Não há absolutamente nenhum argumento para a grafia "lisosoma".

A nomenclatura médica enferma de vários erros no que se toca à grafia e à pronúncia. E não é só nestes casos como poderá ver nas Respostas Anteriores.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa