DÚVIDAS

Inserção

Publicações ou publicitações?

Gostaria de saber, tratando-se de informar qual o preço de um anúncio num jornal, se deve dizer-se, por exemplo: ... "por 40 publicações ou por 40 publicitações".

Qual a diferença ente uma palavra e outra?

Muito obrigado.

Resposta

O termo que emprego na minha actividade profissional, no caso que apresenta, é inserção. Neste sentido, em Portugal parece-me mais corrente do que publicitação.

Publicitar / publicitação relaciona-se com publicidade. Publicar / publicação refere-se a tudo o que se publica, embora tenha também, pelo menos, dois significados específicos: órgão jornalístico e promulgação (neste caso, em Portugal, é a publicação da lei no "Diário da República").

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa