Não quisemos pôr o pé em ramo verde nem foice em seara alheia, pelo que recorremos à ajuda de um especialista, o prof. Monteiro, da Secção de Horticultura do Instituto Superior de Agronomia, que nos disse que são termos sinónimos, salientando que hortaliça inclui não só as hortaliças de folha, mas também o tomate, por exemplo, da mesma maneira que legume inclui diferentes vegetais e não só as leguminosas, de onde o nome originalmente advém.
Igualmente o Dicionário Houaiss dá os termos como equivalentes, e o mesmo se pode inferir das definições apresentadas no Dicionário da Porto Editora:
Hortaliça: «designação de plantas leguminosas ou herbáceas, comestíveis e ricas em vitaminas, cultivadas geralmente em hortas.»
Legume: «planta ou parte de planta leguminosa ou herbácea, usada na alimentação humana na forma de folhas, bolbos, talos, grão, etc., especialmente em saladas, na sopa ou como acompanhamento das refeições; verdura.»
N. E. (27/10/2024) – A rigor, legume é «fruto das plantas leguminosas», conforme a definição principal que se encontra do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa. Isto mesmo é reiterado por outros dois dicionários em linha – Infopédia e Priberam –, os quais, não obstante, em aceções secundárias de legume, também registam hortaliça como sinónimo do termo em apreço nas áreas da agricultura e da culinária. Observe-se, entretanto, que falar em «comer legumes e leguminosas» é uma expressão bastante discutível, por redundante, já que, como se referiu, legume designa o fruto de uma leguminosa. Agradece-se à consulente Maria Pereira (Porto) a chamada de atenção para este caso.