Guê ou Gê? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Guê ou Gê?

Tenho ouvido na televisão o anúncio a um programa que se designa "guê" "ele" "xis". A minha dúvida é: Como se pronuncia afinal, é "guê" ou "gê"? Já agora, já que tenho dois filhos no ensino primário, como é o alfabeto, é "éle" ou "lê", é "éfe" ou "fê"? Desde já muito obrigado.

António Carvalho Portugal 7K

Segundo Rebelo Gonçalves, podem designar-se: ou efe ¦éfe¦, para a letra f (F); ¦jê¦ ou guê ¦gg_ê¦, para a letra g (G); lê ou ele ¦éle¦ para a letra l (L); xis ¦chis¦ para a letra x (X). O novo acordo aceita a dupla designação para a letra g (G), mas só estabelece efe e ele.

As senhoras professoras que ensinam a ler usam o som das letras que melhor as ajudam na sua nobre missão: é o fê de fato, o guê de gato, o lê de Lua, o mê de miau, o nê de nota, o rê de rato, etc. Ora algumas destas designações não são habituais; mas é assim que estas docentes conseguem, em poucos meses, na nossa tão difícil Língua, fazer com que uma criança normal descubra entusiasmada que já sabe ler, e para gáudio dos pais. Tenhamos confiança nelas. Eu, por mim, não me canso de admirar a sua enorme persistência e dedicação.

Ao seu dispor.

D´Silvas Filho