Função fática - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Função fática

O que é linguagem fática?

Aonde predomina?

Exemplos?

Lorena Bárbara Brasil 2K

A função fática diz respeito à fala. Consiste no estabelecimento do contacto entre os interlocutores. É o que fazemos, quando ligamos o telefone: está lá?

Suponhamos duas pessoas a conversar. Elas estão em contacto por meio da linguagem. Cada uma se preocupa em atrair e manter a atenção da outra. Ou então pretende terminar a conversa. Para tal, vai intercalando palavras, expressões, pequenas frases, como por exemplo: ouve lá. Vais-te rir. Pois bem. Sabes perfeitamente. Olha, olha! Ah! Ai é? Sim?! Sim, sim...etc.

Ou então: Olha que já é tarde... Já são três horas. Olha, daqui a nada tenho de me retirar. Sim, diz lá, mas não demores, desculpa. Interessa-me muito isso, mas tenho de ir, etc.

José Neves Henriques