Filologia é um vocábulo de origem grega que significa "amor à palavra". Designa o estudo da língua em toda a sua plenitude e o dos textos que ao longo dos tempos serviram para a documentar.
Qualquer enciclopédia ou dicionário tem o significado exacto do termo. A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira contém um verbete extenso sobre este assunto, explícito para um contacto inicial. Refere que filologia é a ciência das línguas ou de uma língua em particular, da sua história e da sua gramática e que, em sentido lato, o vocábulo designa não só o estudo de uma língua como também o da literatura do povo que fala essa língua, enquanto que, em sentido restrito, apenas significa o estudo da língua.
O Dicionário de Termos Linguísticos da Associação Portuguesa de Linguística define filologia como a disciplina histórica que reproduz ou reconstrói os textos do passado, identificando e definindo as suas coordenadas sincrónicas e diacrónicas, linguísticas e situacionais, culminando na crítica textual.
Para um contacto inicial, poderá ler os artigos de Francisco da Luz Rebelo Gonçalves (1907-1982) intitulados "Para a história da Filologia Portuguesa", "A Filologia Portuguesa Contemporânea" e "Filologia Portuguesa" (Obra Completa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1995 e 1999, volume II, pp. 31 a 42, 43 a 61 e 63 a 76).