Os termos fenda e fissura são utilizados em muitas especialidades de engenharia civil, com o sentido genérico de tornar os materiais meios descontínuos, considerando do ponto de vista de dimensões a fenda com uma abertura (distância entre as superfícies de separação) superior à da fissura. Existem réguas que permitem medir esta abertura, denominadas medidores de fendas.
Na especialidade da mecânica das rochas, os maciços rochosos são considerados meios descontínuos devido, regra geral, a existência de descontinuidades. Estas descontinuidades (termo mais genérico que fenda ou fissura) englobam as fracturas (termo em mecânica das rochas preferível a fenda), que pelo seu aproveitamento não levam a deslocamentos tangenciais entre as superfícies, designando-se estas fracturas por diaclases; quando existem deslocamentos tangenciais entre as superfícies, as fracturas recebem o nome de falhas.
As fissuras em mecânica das rochas são mais aplicadas na fracturação da rocha (matéria sólida do maciço rochoso) e, quando a abertura é difícil de detectar a olho nu, recebem o nome de microfissuras.