Existe o termo palhaça, feminino de palhaço, e não deve hesitar em empregá-lo sempre que for caso disso.
Quero saber se uma mulher que trabalha como palhaço em um circo deve ser chamada de «palhaço» ou de «palhaça». Tenho dúvidas se «palhaço» pode sofrer flexão de gênero. Por outro lado, também gostaria de saber se a palavra "palhaço", da expressão «fazer de palhaço», varia de gênero conforme essa expressão é aplicada a um homem ou a uma mulher. Em outras palavras, devemos dizer «João está sendo feito de palhaço» e «Maria está sendo feita de palhaça»? Ou esta última frase deveria ser: «Maria está sendo feita de palhaço»? Também me suscita dúvida a frase a seguir: «Antônio é uma pessoa que está sendo feita de palhaço». Pois não sei se ficaria assim: «Antônio é uma pessoa que está sendo feita de palhaça». Em outras palavras, se «palhaço» em casos como estes se flexionar quanto ao gênero, não sei se a palavra «palhaço» deve concordar com «Antônio», permanecendo inalterada, ou concordar com o termo «pessoa», tornando-se «palhaça».
Muito obrigado.
Existe o termo palhaça, feminino de palhaço, e não deve hesitar em empregá-lo sempre que for caso disso.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações