Feira das "endoenças" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Feira das "endoenças"

Qual a origem e significado de "Feira das endoenças"?

António Santos Portugal 2K

Endoença, tal como indulgência, vem do latim «indulgentia(m)». As indulgências (ou perdão) dos pecados eram dadas pelo clero aos penitentes, principalmente durante a Semana Santa, época em que todos os católicos se confessavam. «Dar» indulgências ou endoenças é um modo de dizer, porque a verdade é que elas eram compradas pelos crentes com côngruas, donativos e doações à Igreja. O «tráfico» de endoenças atingiu tais proporções que, aliado a outros abusos e à ostentação de riqueza praticados pela Igreja católica romana, gerou fortes movimentos de revolta em toda a Europa que tomaram o nome de Reforma.

«Feira de endoenças» é, pois, expressão que em tempos inquisitoriais cheiraria a enxofre, suspeita que era de máxima heresia. Hoje podíamos traduzi-la por tráfico de indulgências ou corrupção espiritual.

Entretanto, o sentido da palavra endoenças evoluiu para «cerimónias religiosas celebradas durante a Semana Santa».

Teresa Álvares