DÚVIDAS

"Fazível", outra vez

Ouvi recentemente na rádio aplicar o termo fazível, creio que no sentido de exequível. Tratar-se-á de um neologismo?

Resposta

Não podemos afirmar que tal vocábulo esteja formado contra as regras gramaticais. Se de beber fizemos bebível; se de comer fizemos comível; de fazer podemos formar fazível, palavra esta que um ou outro dicionário não menciona.

Em vez de fazível, os dicionários dão preferência a factível, com origem no particípio passivo latino factus, a, um, a que juntámos o nosso sufixo -vel.

Vemos que fazível e factível são sinónimos perfeitos. Estes sinónimos não são muito vulgares. Quando os há, a língua, geralmente, põe um deles de parte, porque não há necessidade de mais de uma palavra precisamente com o mesmo sentido.

Destes dois, o que geralmente se usa é factível. Não precisamos do outro.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa