DÚVIDAS

Fá-lo-ei, indubitavelmente, etc.

Chamo-me Paula Fiadeiro e sou leitora de Português.

Como todos os Portugueses, creio eu, sou, por vezes, confrontada com algumas dúvidas...

Sei que a forma correcta do futuro do indicativo do verbo fazer, quando sujeito a mesóclise, é "fá-lo-ei", "fá-lo-ás", etc. Mas queria saber se as formas "fazê-lo-ei", "fazê-lo-ás" também são possíveis. Pelo menos, creio que são usadas...talvez erradamente!

Por outro lado, gostava de saber se o advérbio derivado do adjectivo "duvidoso" é "duvidosamente" ou "dubitavelmente", uma vez que "sem dúvida" é "indubitavelmente".

Já agora, gostaria que me esclarecessem se o advérbio formado a partir de "selvagem" é "selvaticamente"; e se a forma "selvagemente" (!) existe, quer no português europeu, quer no português do Brasil.

Obrigada pela atenção

Resposta

"Fazê-lo-ei", "fazê-lo-ás", etc, estão absolutamente erradas, como estariam "fazerei-o", etc.

"Dubitavelmente" não existe, embora se possa dizer o contrário, indubitavelmente (quer dizer, para a negativa a língua preferiu uma forma erudita). Em compensação, na afirmativa a escolha recai na forma, vernácula cem por cento, duvidosamente. Coisas curiosas, existentes em todas as línguas!

O advérbio correcto para selvagem é selvaticamente, formado a partir do adjectivo selvático.

Também há silvático (mais erudito) e selvagíneo (menos usado), isto no português dos dois países.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa