Tem razão em apresentar dúvida sobre o emprego deste advérbio. Não parece que o significado esteja muito claro no caso apresentado. Este advérbio é derivado de expressa, feminino de expresso, que, entre várias significações, tem as de: que não admite réplicas, terminante, categórico, decisivo. A derivação fez-se com o sufixo -mente, que significa maneira, modo.
Expressamente significa, pois, de maneira expressa, de modo expresso, categórico; terminantemente, decididamente.
Na frase apresentada, não parece que «expressamente» tenha que ver com «de forma escrita», porque esta expressão não se coaduna com o contexto. Embora possamos afirmar que o texto não está inteiramente claro, com base nos significados apresentados, verificamos que, na designação apresentada («... áreas expressamente destinadas a fumadores»), foram escolhidas e determinadas as áreas para os fumadores exercerem a sua actividade de fumar. O facto de tais áreas se destinarem aos fumadores não impede que sejam frequentadas pelas pessoas que não fumam. Não se vislumbra nenhuma noção de exclusividade.
A palavra expresso significa escrito, mas em contextos doutra natureza. Dizemos, por exemplo, que determinada informação está expressa (= escrita) em determinado decreto; ou que está expressamente explicada neste ou naquele decreto.
As leis deviam ser elaboradas com o máximo cuidado e correcção, o que nem sempre acontece.
Não sei se consegui ser claro e útil.
Nota. – Peço licença para informar o seguinte: não existe a palavra «concerteza». Não é uma palavra, são duas: com certeza, tal como dizemos, por exemplo, com incerteza, com dúvida, com hesitação, etc.