DÚVIDAS

"Estou comendo", II

Obrigado pela resposta à minha consulta, divulgada no dia 16/3/98 sob o título "Estou comendo". Teria sido interessante indigitar a(s) região(ões) de Portugal a partir da(s) qual(is) se disseminou, no Brasil, o uso do gerúndio, em contraposição ao infinitivo consagrado no português europeu e africano.
Permitem-me um reparo? Em sua resposta, o consultor de Ciberdúvidas escreveu: "Convenhamos: a língua portuguesa não foi inventada no Brasil." Seguramente que não. Mas tampouco foi "inventada" em Portugal. À excepção do esperanto, nenhuma língua é produto de uma invenção, e sim de um processo evolutivo, etc. etc. Aliás, o teor da resposta de Ciberdúvidas à minha pergunta é, em si, uma boa ilustração do dinamismo desse processo.

Resposta

Não tenho elementos para determinar exactamente o caminho seguido pelo gerúndio em direcção ao Brasil. O máximo que posso fazer é apontar as regiões em que este é usado em vez do infinitivo. Actualmente, na maior parte do Alentejo e em grande parte do Algarve as pessoas estão acostumadas a usar a forma «estou comendo», em detrimento da forma «estou a comer».

No mais, agradeço pelo reparo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa