Numa ficha de leitura, podemos considerar que existem os seguintes elementos:
a) Elementos pré-textuais, constituídos pela referência bibliográfica do texto visado (autor, data, título, edição, local, editor, n.º de páginas, etc.). Neste âmbito podem ser ainda incluídos dados que facilitem a consulta dos exemplares disponíveis, por exemplo, identificação da(s) biblioteca(s) onde existem e a(s) respetiva(s) cota(s), ou local onde foi adquirido e preço pago.
b) Elementos textuais, que englobam:
– uma síntese do conteúdo do texto visado e, eventualmente, uma lista de termos descritores, ou palavras-chave;
– um conjunto de transcrições das partes consideradas mais importantes, que se pretende citar na monografia a elaborar, acompanhadas da indicação das páginas em que se encontram;
– uma apreciação crítica ou comentário, tendo em conta a relevância do texto de acordo com as necessidades e interesses do leitor que elabora a ficha. Esta apreciação pode remeter para outras obras do mesmo autor, ou para textos de outros autores que abordaram o mesmo tema, conforme os objetivos da pesquisa e do trabalho a realizar. Porém, estas últimas relações podem ser estabelecidas posteriormente, sob a forma de elementos pós-textuais.
c) Eventualmente, podem incluir-se elementos pós-textuais, como remissões para outras obras de algum modo relacionadas com o texto visado pela ficha de leitura.
N. E. (em 13/02/2015) – A resposta foi alterada em 13/02/2013. Regista-se aqui a resposta dada anteriormente, da autoria da consultora Carla Viana, que tem interesse para a identificação dos elementos paratextuais:
«Os elementos paratextuais são os elementos que acompanham os textos e que ajudam a explicá-los. Podem ser informações sobre os autores, notas da edição, glossário, bibliografia, prefácios, posfácios, notícias de apresentação, ilustração, dimensões, parágrafos, negritos, sublinhados, enumerações, quadros, legendas, título, prefácios, recensões, subtítulos, resumos, citações, referências existentes num texto, etc. Estes elementos são significantes na constituição de uma obra e caracterizam-se por serem facilitadores da leitura. Através deles, o leitor pode esclarecer as suas dúvidas, contextualizar as histórias e procurar outras fontes para complementar as leituras realizadas. Reconhecer os elementos paratextuais num texto torna a leitura mais produtiva. Alguns elementos paratextuais ilustram as intenções iniciais do autor, o objectivo a ser atingido pela publicação e o público alvo desejado pelo editor. Por isso, a qualidade da encadernação, o formato do livro, a capa, os recursos gráficos, as referências e a ilustração são aspectos que permitem ao editor, no momento da produção do texto, adequá-lo a um determinado tipo de leitor.»