Não me parece que haja o contrário de diegese, que se costuma usar em referência à história desenvolvida no romance de maneira que constitua uma intriga. Sendo assim abrange as personagens, os objectos e determinados pormenores de espaço e de tempo.
O “Dicionário de Narratologia” de Carlos Reis e Ana Cristina M. Lopes diz o seguinte:
«O termo diegese fora já utilizado por E. Souriau no âmbito de pesquisas sobre a narrativa cinematográfica: neste contexto, opunha-se a universo diegético, local do significado, no universo de écran, local do significante fílmico. É exactamente nesta acepção que Genette julga pertinente a transposição do termo diegese para o domínio da narrativa verbal: diegese é então o universo do significado, o "mundo possível" que enquadra, valida e confere inteligibilidade à história. Assinale-se que a partir de diegese sinónimo de história formam-se outros termos (diegético, intradiegético, homodiegético, etc.) hoje largamente difundidos e consagrados pelo uso (...).»
Atendendo ao que nos diz este dicionário, não parece que diegese tenha um contrário. Sim ...como sinónimo de história terá, realmente, um contrário.
É certo que o vocábulo diegese tem outros significados: narração, representação, relatório, discussão, debate. E na literatura: texto narrativo literário, história narrada.
Como não menciona o significado que lhe interssa e não apresenta o vocábulo diegese num contexto em que seja clara a acepção, lamento não poder responder.