Concordância verbal, outra vez - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Concordância verbal, outra vez

Navegando na Internet, encontrei sua home page. Sou formada em Letras e exerço a profissão de Taquígrafa Judiciária. Estou acessando de Florianópolis, local onde resido. Tenho dúvida com referência a uma das questões da prova de Português de um concurso público que fiz há poucos dias em Porto Alegre. Para melhor compreensão, transcreverei a questão.
"A frase que contém uma forma verbal incorreta é:
(A) Muitos fatores têm intervido sobre sua decisão; parece, entretanto, que nem todos advêm das condições familiares em que se encontra.
(B) Há quem afirme que não se remedeiam com paliativos ações de tal natureza, embora não concordemos totalmente com essa idéia.
(C) Se os presentes convierem em relação à argumentação feita, talvez não haja maiores problemas para a aprovação do nosso projeto.
(D) Caso eles adiram sem restrições à proposta apresentada, e se não sobrevierem fatores intervenientes, as novas regras já estarão sendo aplicadas no próximo mês.
(E) Acautela-te, pois nossos desafetos esperam que consumemos os atos a que referimos."
A dúvida surgiu a partir do enunciado da questão que exige somente "uma" forma verbal incorreta. O gabarito dessa questão diz que a resposta certa é a letra (A), com o que concordei somente em relação à palavra "intervido", pois está errada, no caso seria "intervindo". Mas, e em relação à concordância de "em que se encontra"? Como não sei a que contexto o período se refere, o certo seria "em que se encontram"? Se o certo é "em que se encontram", o enunciado da questão não estaria induzindo a erro, já que não seria "uma" forma verbal incorreta, mas sim "duas" formas verbais incorretas?
Obrigada.

Silvana Deitos Taquígrafa Judiciária Brasil 2K

Frase apresentada:

«Muitos factores têm intervido sobre sua decisão; parece, entretanto, que nem todos advêm das condições familiares em que se encontra».

a) De facto, é intervindo que se deve dizer.

b) Sim, devemos dizer «das condições familiares em que se encontram». Isto é, «em que [eles] se encontram». Verbo no plural, porque o sujeito é eles, subentendido.

É claro que, se a forma verbal encontra estiver referida a determinado «ele», isto é, a um Fulano qualquer, então sim, a forma verbal encontra está correcta.

Nota. - Peço licença para comunicar o seguinte: não se deve dizer «induzindo a erro», como lemos no fim da sua consulta, mas sim «induzindo em erro». É deste modo que ensina o muito bom «Dicionário de Verbos e Regimes», do brasileiro Francisco Fernandes.

José Neves Henriques