DÚVIDAS

Completitude

Numa resposta a uma pergunta, o Sr. José Neves Henriques usou o termo «completitude» numa referência, segundo creio, à propriedade de (no caso concreto, o contexto) ser completo.
Gostaria de ser esclarecido quanto à origem etimológica de tal vocábulo e à relação deste com o termo «completude» que tenho usado na acepção acima referida e como tradução do inglês "completeness".

Resposta

Esta palavra é formada de completo + tude, sufixo de origem latina que significa qualidade, estado. O i é uma vogal de ligação, que serve para ligar o adjectivo completo ao sufixo.

Quando, porém, em determinada palavra, há o seguimento de duas sílabas iguais ou semelhantes, pode haver a supressão de uma delas. Foi o que aconteceu com bondadoso (de bondade + oso), que se simplificou em bondoso.

O mesmo pode acontecer com completitude. Suprimindo a sílaba ti, teremos completude, inteiramente aceitável. O uso escolherá.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa