DÚVIDAS

Cada (em expressões temporais)

Sou professora de português na Galiza e, é claro, costumo ter muitas dúvidas que, verificando o material ao meu dispor, não consigo resolver.
Por exemplo, nos meus tempos de estudante disseram-me que à expressão espanhola "Tomar la pastilla cada ocho horas" devia corresponder, em português, "Tomar o comprimido de oito em oito horas". Porém, todas as gramáticas portuguesas por mim consultadas aceitam o uso de cada com expressões temporais.
O meu professor estava enganado ou tinha razão?
Muito obrigada pelo trabalho que nos poupam a todos os professores e cordiais saudações.

Resposta

Considero que o seu professor não estava enganado, nem os meus, que também assim me ensinaram: “tomar o comprimido de oito em oito horas”.
Cada pode juntar-se não só a substantivos como a numerais e a expressões formadas por numeral e substantivo no plural, mas não constituindo uma expressão temporal, não com valor adverbial de tempo decorrido ou a decorrer.
Poderá, por exemplo, dizer-se: “Em cada oito horas de trabalho, deverá haver uma pausa para a refeição.” A expressão “oito horas de trabalho” equivale a um substantivo: o conjunto de oito horas. A frase significa que dentro das oito horas (em cada), haverá uma pausa. Por acaso, o substantivo que se segue ao numeral refere tempo, mas poderia referir espaço, pessoa, etc. (ex.: “Em cada cem homens, trinta são calvos.”). Voltando ao exemplo do início deste parágrafo, se pretender dizer que a pausa só se fará após as oito horas, e novamente após as outras oito, etc., então a frase deverá ser assim redigida: “De oito em oito horas, haverá uma pausa para a refeição.”

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa