DÚVIDAS

«Benefícios acessórios e inesperados da medicação»

Sou delegado de informação médica e ouvi recentemente a expressão "pleidotrófico" como tendo o significado de "benefício não esperado de um medicamento", o qual se verifica manter-se em vários doentes tratados da mesma forma, passando a fazer assim parte das expectativas posteriores dos clínicos quando utilizam determinadas substâncias. Não encontro esta expressão em nenhuma das minhas habituais fontes de pesquisa. Existe de facto esta palavra? Qual a sua etimologia?

Resposta

Não encontrámos “pleidotrófico”. Nem mesmo uma busca no Google nos facultará qualquer resultado com esta forma. Existe pleiotrópico, adjectivo derivado de pleiotropia, que significa «propriedade de um gene determinar mais de uma característica fenotípica». O Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora regista pliotropia, que é variante de pleiotropia, visto o elemento de composição plio- poder também assumir a forma pleio-. Além disso, este dicionário define pliotrópico e pliotropismo como termos usados em biologia: o primeiro «diz-se do gene a que correspondem dois ou mais caracteres»; o segundo, «efeito resultante de um gene que condiciona dois ou mais caracteres» (idem). Contudo, é óbvio que o sentido de pleiotrópico/pliotrópico não é o mesmo que “pleidotrófico”. Deve, portanto, haver erro na forma em questão.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa