Base de dados vem do inglês "Database".
'Data', palavra latina, é o plural de 'datum', que significa «dado».
A Webopedia tem uma definição precisa e elucidativa. Explica esta enciclopédia informática que «Base de Dados é uma colecção de informação organizada de tal maneira, que um programa de computador pode seleccionar rapidamente parte dos dados». Desde que seja indicado um critério de busca, naturalmente.
Acrescenta a Webopedia: «As bases de dados tradicionais estão organizadas por campos, registos e ficheiros. Um campo é um fragmento único de informação; um registo é um conjunto de campos; e um ficheiro é uma colecção de registos. Por exemplo, uma lista telefónica é análoga a um ficheiro. Contém uma lista de registos, cada um dos quais tem três campos: nome, endereço e número de telefone.»
Não confundir ficheiro com ficha. A tradução dos termos informáticos ingleses tem sido feita um pouco ao acaso, pelo que, por vezes, se estabelecem confusões evitáveis. O ficheiro é a tradução de “file”, enquanto ficha corresponderia ao termo “record”, cuja tradução como «registo» está já perfeitamente consolidada entre os informáticos.
Um conceito alternativo na construção de bases de dados é conhecido como hipertexto. Numa base de hipertexto, qualquer objecto (texto, imagens, etc.) pode ser ligado ["linked"] a qualquer outro objecto. As bases de dados deste tipo não permitem análise numérica.
Para aceder ["access"] à informação de uma base de dados é necessário um sistema de gestão de base de dados ("database management system – DBMS"), que é um conjunto de programas destinado a introduzir, organizar e seleccionar dados numa base de dados.
Para aprofundamento do conceito e termos afins, consultar, também, o endereço deste hiperdicionário .
Poderá encontrar ainda explicações gráficas pormenorizadas no endereço da Rent-a-Deb.