Averbar e averbação - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Averbar e averbação

“Averbar” e “averbação” – e seu emprego. Ao pesquisar em glossários de Comércio Exterior, por exemplo, não se encontra nada muito preciso sobre a utilização seja do verbo, seja do substantivo. Apelo, portanto, ao Ciberdúvidas e agradeço, antecipadamente, o apoio.

Pedro Ferreira Cavalcante Brasilia, DF, Brasil 3K

O verbo averbar significa, fundamentalmente, «reduzir a escrito (depoimento ou termo)»; «anotar ou declarar (algo) na margem de um documento ou registro público, para consignar alteração relativa ao documento ou registro original»; e «anotar, registrar». O substantivo averbação quer dizer «ato ou efeito de averbar»; «nota inserida à margem de um documento ou registro público para indicar qualquer alteração relativa ao documento ou registro original»; e «ato de declarar; declaração» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Carlos Marinheiro