Embora com um significado próximo, as palavras aventureiro e aventuroso não são propriamente sinónimas; não se podem usar indiferentemente.
Aventureiro é um adjetivo formado do substantivo aventura e que significa «que comete ação arriscada», «temerário», «arriscado», «incerto», «contingente».
Aventureiro também existe como substantivo com o significado genérico de «aquele que procura aventuras». Começou por designar «cavaleiro que andava buscando aventuras pelo mundo e de que tratam os livros de cavalaria» e «o que vai servir em guerra a príncipe estrangeiro, para fazer fortuna», passando a significar «homem sem estabelecimento fixo, que busca pelo mundo o seu viver, servindo a quem lhe paga, em paz ou em guerra»; e, em sentido figurado, «o que vaga, buscando fortuna ou modo de vida, entregando-se à sorte, ao acaso». Atualmente, esta palavra é normalmente usada com o significado de «quem se compraz em aventuras, a elas se expõe ou as procura», «aquele que é atraído pelo incerto, pelo perigo, e propenso a se envolver em empresas arriscadas» e «aquele que não tem meios de vida estáveis e vive de expedientes, de golpes, ou confia tudo à sorte». Esta palavra está registada em textos portugueses desde o século XVI.
Aventuroso é um adjetivo que significa «que se aventura», «que passa por aventuras», «que gosta de viajar por terras curiosas e pouco conhecidas», «que procura o inesperado, o invulgar», «ousado», «corajoso», «valente», «arrojado», «audaz» (relativamente a pessoas); «perigoso», «arriscado» (relativamente a empreendimentos). Também é usado com o significado de «propenso a aventuras amorosas»; «feliz», «aventurado», «venturoso».
Este adjetivo está registado em textos portugueses desde o século XIV.
Em síntese, a palavra aventuroso caracteriza o indivíduo ou a situação que têm, na essência, a audácia, o risco, enquanto a palavra aventureiro caracteriza ou designa os que têm como suporte contextual a realização da aventura, a peripécia, a incerteza, a sorte (o destino).
Exemplos:
«Ele é aventuroso» = É audaz, corajoso. Procura o inesperado, o invulgar.
«Ele é um aventureiro» = É capaz de se meter numa aventura sem medir as consequências.
Nota: Por vontade da consultora, mantém-se a ortografia conforme o Acordo Ortográfico de 1945.