DÚVIDAS

Anos "sessentas", de novo...

"É evidente que não é correcto dizermos «anos sessentas», porque também ninguém diz «sessentas anos». Realmente, não se compreende tal maneira de dizer, tanto mais que sessenta já indica pluralidade. Do mesmo modo, diremos anos oitenta, etc..
Cf. Anos sessenta, outra vez e Anos sessenta, de novo.
José Neves Henriques."
Desculpe-me, mas gostaria de fazer uma observação a respeito de sua resposta acima. É o seguinte: Se temos sessenta e um, sessenta e dois, etc., não temos aí vários "sessentas"? Isso não explicaria, então, a forma "anos sessentas"? Números também vão para o plural, não vão? É o caso de prova dos noves...
Grato por sua atenção e comentário.

Resposta

Em sessenta e um temos apenas um sessenta (= 60 unidades) + 1; e em sessenta e dois, temos apenas um sessenta + 2.
Um sessenta é um (e só um) conjunto de sessenta unidades. É o mesmo que vemos em um cento = um conjunto de cem, uma vintena = um conjunto de vinte.
Os anos sessenta = os anos em que há um conjunto de sessenta anos, conjunto esse que se considera em determinado ponto dum seguimento de anos a partir de determinada data, geralmente a partir do início duma centena até, geralmente, à época (ou momento) em que se está na vida corrente.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa