Vejamos então a frase: A intrigante resposta do mestre ao aluno despertou reacções.
Eis o que é um complemento nominal: termo da oração que integra a compreensão dum nome. Está relacionado com um verbo transitivo (directo ou indirecto) cognato (que tem o mesmo radical) ou que com ele tem relação pelo significado. O complemento nominal está ligado a um nome por meio duma preposição. Exs.: o amor ao trabalho (amar o trabalho), venda de fruta (vender a fruta), ambição de dinheiro (ambiciona o dinheiro).
Como vemos nestes exemplos, o complemento nominal é modificador da significação do nome a que se liga. Por isso se diz que integra a significação desse nome.
Como vemos, o elemento do mestre não está nestas condições. Não podemos dizer: «resposta do mestre» (responder o mestre). O elemento do mestre é um complemento determinativo, porque está a determinar. Determina a pessoa a quem pertence a resposta. Mas em «resposta... ao aluno», está certo dizermos que ao aluno é complemento nominal de resposta: resposta ao aluno (responder ao aluno), em que responder é um verbo transitivo indirecto.