A expressão «tarde piaste» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A expressão «tarde piaste»

Qual o significado e a origem da expressão «tarde piaste»?

Paula Matos Engenheira cerâmica lhavo, Portugal 7K

Segundo o Novo Dicionário de Expressões Idiomáticas, «tarde piaste» diz-se a alguém que chegou tarde ou interveio tarde num assunto. É dizer alguma coisa depois de passado o momento oportuno, dar uma explicação tardiamente, quando já não pode ter qualquer efeito sobre a situação.

Em relação à origem da expressão, está terá origem latina, sendo a sua tradução «sero venisti». Mediante a consulta da Web, surgiram duas explicações para a sua origem. Segundo uma delas, a expressão refere o milhafre, uma ave que não costuma apanhar as presas vivas, mas que por vezes apanha um pintainho ainda vivo e o devora. Mesmo que pie, já não terá salvação possível. A outra versão é a história de um galego, que estava a comer ovos crus, ao engolir um que não estava fresco, já na garganta piou um pinto e, assim, este observou: «Tarde piaste!» (Raimundo Magalhães Jr.)

Ângela Costa