DÚVIDAS

A expressão «em mão(s)»

No livro Não erre mais, de Luiz Antônio Sacconi, o autor afirma que a expressão «em mãos» não está conforme a norma culta, o correto seria «em mão», da forma como acontece em andar «a pé». Além de esta última ser precedida de preposição, o que se nos apresenta diferente da expressão «em mão», não consegui fundamentos referentes à afirmação do autor, que é um dos mais gabaritados aqui no Brasil. Alguém saberia me dizer qual o fundamento para afirmar que uma expressão está errada ou que a outra está certa? Da própria obra, não consta. Novamente, muito obrigado. O atendimento do Ciberduvidas é excelente. Reitero os elogios.

Resposta

Conforme o contexto, a expressão usa-se tanto no singular como no plural.Vejamos:a) «A encomenda foi entregue em mão [ou por mão]1.» «Em [ou de] segunda mão», «de mão em mão», etc. b) «Em boas mãos está o pandeiro» [= diz-se do assunto que estão confiado a pessoa digna de confiança]. «Nas mãos de».1 No Brasil usa-se também no plural, conforme registo de todos os dicionários.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa