DÚVIDAS

"... milímetros por metro quadrado"?

Há dias no Telejornal da RTP 1, a propósito das intempéries verificadas na Ásia, foi dito por duas vezes que a precipitação tinha sido de «... milímetros por metro quadrado». Não sendo já a primeira vez que ouço dizer isso, queria chamar a atenção para que se trata de um erro, resultante da mistura de duas maneiras correctas e equivalentes de definir a quantidade de precipitação: em "milímetros" ou em "litros por metro quadrado".

Resposta

É realmente um erro. Uma página do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas (CITI) confirma o que diz o consulente:

«Para se medir a quantidade de precipitação caída por unidade de superfície, durante um certo intervalo de tempo, utliza-se um pluviómetro. A medição exprime-se em milímetros de altura (mm) ou em litros por metro quadrado (l/m2). A cada litro por metro quadrado corresponde um milímetro de altura.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa