Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica é uma obra editada pela Universidade do Porto (U.Porto Press) e organizada por Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer e Sweder Souza.
Como o título antecipa, é um livro que tem por objetivo discutir questões de ensino e aprendizagem de Português Língua Não Materna. Língua Não Materna (PLNM), área que aqui se desdobra em Língua de Acolhimento, Língua de Herança, Língua Adicional, Língua Segunda e Língua Estrangeira. Apresenta-se assim a visão dos diferentes tipos de ensino nos diferentes contextos em que ocorre, numa perspetiva de língua pluricêntrica.
Esta coletânea encontra-se dividida em três grandes partes: Português no espaço das Américas, com seis artigos; Português no espaço europeu, com oito artigos; e Português noutras latitudes, constituído por quatro artigos. Na primeira secção encontram-se artigos de autores que se encontram a trabalhar na Argentina, no Canadá, na Colômbia, nos Estados Unidos da América, no Uruguai e na Venezuela. Na segunda parte incluem-se textos provindos da Alemanha, da Espanha, da França, da Inglaterra, da Itália, do Luxemburgo, da Roménia e da Suíça. Por fim, incluem-se artigos alusivos ao ensino-aprendizagem na Austrália, no Japão, em Marrocos e na Rússia, na última parte.
Esta divisão estratégica oferece uma perspetiva panorâmica e atua...