Pergunta:
Queria saber qual é a diferença entre usar aumentar, acrescentar ou somar. Para que situações se tem de usar cada um?
Obrigada!
Resposta:
Os verbos acrescentar e somar podem substituir-se mutuamente nos sentidos de «adicionar». Ex.:
(1) «Para pagar a conta, teve de acrescentar/somar mais dinheiro.»
Da mesma forma, acrescentar e somar são palavras sinónimas no sentido de «vir para junto de, juntar-se, reunir-se». Ex.:
(2) «À riqueza acrescentava-se/somava-se a sorte.»
Contudo, estes verbos também se distinguem noutros contextos. Acrescentar pode ter como sujeito uma oração completiva («A esse facto se acrescenta ainda que eles já pagaram a renda» – Winfried Busse, Dicionário Sintático de Verbos Portugueses, Coimbra, Almedina, 1994)1. Somar tem o significado de «fazer a soma de ou efetuar a operação da soma» (ex.: «somar parcelas»); «totalizar» (ex.: «os presentes à reunião somavam cem pessoas»); «reunir, concentrar (esforços) em favor de causa comum» (ex.: «somemos nossas forças»)» (Dicionário Houaiss).
Já o verbo aumentar, embora tenha significado próximo de acrescentar e somar, apresenta uma diferença semântica mais acentuada, referindo-se diretamente àquilo que se sujeita às ações de acrescentar ou somar:
(3) «A conta aumentou.»
O Dicionário dos Sinónimos (Porto, Lello e Irmãos), de J. I. Roquete e José da Fonseca, dedica um artigo ao contraste entre aumentar e acrescentar que pode igualmente abranger o contraste entre aumentar e somar (negrito e itálico no original):
«Aumentar,