DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Linguista, é investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) e as suas áreas de estudo são a sociolinguística, o crioulo português do Sri Lanka e crioulos de base lexical portuguesa. 
Patrícia Reis começou a sua carreira jornalística em 1988 no semanário O Independente, passou pela revista Sábado e realizou um estágio na revista norte-americana Time. É autora, entre outros, de romances como Amor em Segunda Mão (2006), No Silêncio de Deus (2008), Antes de Ser Feliz (2010) e Morder-te o Coração (2015).
Advogada e cronista no Jornal da Madeira.
Jornalista do Público.
Paula Torres de Carvalho, licenciada em Sociologia, trabalhou como jornalista no Jornal de Letras, na Voz Di Povo, na revista Grande Reportagem, RTP, no semanário Expresso e no jornal Público. Doutoranda em Ciências da Comunicação, é fundadora das Produções Memória, vocacionada para a produção de livros biográficos e de espetáculos musicais e de teatro.Trabalha atualmente na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.  
Nascida em Manjacaze (Gaza, Moçambique), em 1955. Estudou Linguística em Maputo. Vive e trabalha na Zambézia. Primeira mulher moçambicana a publicar um romance – Balada de Amor ao Vento, depois da independência (1990). Seguiram-se Ventos do Apocalipse (Maputo em 1995, em edição da autora e, em Portugal, pela Editorial Caminho em 1999), O Sétimo Juramento e Niketche (publicados em Portugal em 2000 e 2002, respetivamente). Agraciada pelo Estado português com o grau de Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique, em 2014.  Rcebeu em 2021 o mais prestigiado galardão das letras em língua portuguesa, o Prémio Camões.
Paulo Afonso Grisolli (1934 – 2004) foi um jornalista, autor e diretor de teatro e televisão brasileiro, que trabalhou em Portugal, na década de 1990, para a SIC e RTP, vindo a falecer na cidade de Lisboa no dia 23 de dezembro de 2003.    
Paulo Araújo, lexicógrafo brasileiro.
Professor universitário português, colunista na revista Sábado. Mais aqui.
Paulo Feytor Pinto é professor adjunto do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorado em Estudos Portugueses com especialidade em Política de Língua pela Universidade Aberta, publicou alguns artigos e livros de relevo – Como Pensamos a Nossa Língua (2001), Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (2008) e O Essencial Sobre Política da Língua (2010).
Nascido em Lisboa, em 1968, cresceu no Barreiro. Tendo-se dedicado ao artesanato, à pintura e à música, tornou-se  cruciverbalista em 1990 e destacou-se como colaborador do jornal Público. Promove sessões de palavras cruzadas em escolas e bibliotecas e tem o site palavrascruzadas.pt.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa