Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Linguista, é investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) e as suas áreas de estudo são a sociolinguística, o crioulo português do Sri Lanka e crioulos de base lexical portuguesa.
Patrícia Reis começou a sua carreira jornalística em 1988 no semanário O Independente, passou pela revista Sábado e realizou um estágio na revista norte-americana Time. É autora, entre outros, de romances como Amor em Segunda Mão (2006), No Silêncio de Deus (2008), Antes de Ser Feliz (2010) e Morder-te o Coração (2015).
Paula Torres de Carvalho, licenciada em Sociologia, trabalhou como jornalista no Jornal de Letras, na Voz Di Povo, na revista Grande Reportagem, RTP, no semanário Expresso e no jornal Público. Doutoranda em Ciências da Comunicação, é fundadora das Produções Memória, vocacionada para a produção de livros biográficos e de espetáculos musicais e de teatro.Trabalha atualmente na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Nascida em Manjacaze (Gaza, Moçambique), em 1955. Estudou Linguística em Maputo. Vive e trabalha na Zambézia. Primeira mulher moçambicana a publicar um romance – Balada de Amor ao Vento, depois da independência (1990). Seguiram-se Ventos do Apocalipse (Maputo em 1995, em edição da autora e, em Portugal, pela Editorial Caminho em 1999), O Sétimo Juramento e Niketche (publicados em Portugal em 2000 e 2002, respetivamente). Agraciada pelo Estado português com o grau de Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique, em 2014. Rcebeu em 2021 o mais prestigiado galardão das letras em língua portuguesa, o Prémio Camões.
Paulo Afonso Grisolli (1934 – 2004) foi um jornalista, autor e diretor de teatro e televisão brasileiro, que trabalhou em Portugal, na década de 1990, para a SIC e RTP, vindo a falecer na cidade de Lisboa no dia 23 de dezembro de 2003.
Paulo Feytor Pinto é professor adjunto do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorado em Estudos Portugueses com especialidade em Política de Língua pela Universidade Aberta, publicou alguns artigos e livros de relevo – Como Pensamos a Nossa Língua (2001), Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (2008) e O Essencial Sobre Política da Língua (2010).
