Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Melissa Lopes, jornalista portuguesa do jornal i.

 

Mia Couto (Beira, 1955) é um escritor moçambicano. Tem uma vasta obra literária muito diversificada, que inclui a poesia, o conto, o romance e a crónica. Foi jornalista, com passagens pela Tribuna, pela revista Tempo e pelo jornal Notícias. Em 1983 estreia-se com o livro de poesia Raiz de Orvalho. Publicou, entre muitas outras obras, Terra Sonâmbula (1992), O Último Voo do Flamingo (2000), Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra (2002) do qual foi feito um filme, O beijo da palavrinha, com ilustrações de Malangatana (2006) e A Confissão da Leoa (2012). Vencedor de numerosos prémios de que se destaca o Prémio Camões em 2013.

Especialista principal em práticas de educação global do Banco Mundial e coordenador do grupo temático desta organização sobre currículo, instrução e aprendizagem.

Chefe de Redação  da revista francesa L'Express, conferencista e autor entre outros livros de Le Roman de Chirac.

Miguel Carvalho (Porto, 1970) é um jornalista português, antigo colaborador do Diário de Notícias e do O Independente. Desde 2000, é jornalista da revista Visão e conta já com quatro livros publicados: Dentada em Orelha de Cão – Histórias do Mundo com Gente Dentro (2004), Álvaro Cunhal – Íntimo e Pessoal (2006), Aqui na Terra (2009) e Lúcio Feteira: A História Desconhecida – Das Origens à Glória (2011).

(Bissau, 1980). Licenciado em sociologia pelo Iscte, onde também se especializou em planeamento. Investiga temas como juventudevoluntariadosociedade civilmeios de comunicação socialdireitos humanossegurança alimentarmigração humanaliteratura e rap. Trabalhou no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau e no Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Conselho para o Desenvolvimento da Investigação em Ciências Sociais em África (CODESRIA), é também diretor executivo da organização não governamental Tiniguena, dedicada à preservação do meio ambiente na Guiné-Bissau. Fundou também a Corubal, cooperativa de divulgação de obras científicas e culturais no país. Em 2018, recebeu o prémio humanitário Pan-Africano de Excelência em Pesquisa e Impacto Social.

Nasceu em Lisboa em 1955. É doutorado em Filosofia Política, pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Desde 2009 escreve diariamente no Público e, em 2013, passou a ser autor da Porto Editora, a quem confia a obra inteira. Publicou entre outros: A causa das coisas (1986), O amor é fodido (1994), A vida inteira (1995), Explicações de Português (2001). Mais aqui e aqui.

CfAs Expressões Idiomáticas na Língua e no Discurso — Um Olhar sobre as Crónicas de Miguel Esteves Cardoso