Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Professor universitário português jubilado, Prémio Bordalo em Ciências, conhecido em Portugal como «o avô dos dinossauros», em resultado  do seu trabalho de investigador  das pegadas da pedreira de CarenqueSesimbra (Espichel), um dos trilhos mais longos do período Cretáceo e graças a quem foi possível  essas pegadas. É um símbolo nacional da defesa e preservação do património cultural e científico, nomeadamente de sinais marcantes da riquíssima evolução da história natural. Autor, entre outras obras, de Dinossáurios, Uma Nova Visão (2002), Fora de PortasDicionário de Geologia (2011), As Pedras e as Palavras  (2015), de O Avô e os Netos falam de Geologia (2015).

Machado de Assis é considerado o maior nome da literatura nacional brasileira, foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e publicou, entre outras obrasMemórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1889), Quincas Borba (1891) e O Alienista (1882), obras que o consolidaram como um dos grandes génios da história da Literatura. Ver mais aquiaqui e aqui.

Advogada em direito penal e ciências criminais. 

Licenciada, com mestrado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Jornalista portuguesa, diretora da plataforma digital de informação La Bohemie.

Manoel de Barros (Cuiabá, 1916) é um poeta brasileiro do século XX. É o mais aclamado poeta contemporâneo brasileiro nos meios literários. A sua obra mais conhecida é o Livro sobre Nada de 1996.

Manuel Alegre, natural de Águeda, onde nasceu em 1936, estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde foi dirigente estudantil. Até 2 de Maio de 1974, viveu em Paris e mais tarde em Argel, onde foi locutor da emissora Voz da Liberdade. Conhecido pela atividade política, tem-se dedicado também à produção literária, com incidência particular na poesia. Em 1999, foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa.

Manuel António Pina (Sabugal, 1943 – Porto, 2012), licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi um jornalista e escritor português. Trabalhou, enquanto jornalista, no Jornal de Notícias e na revista Notícias Magazine. Enquanto escritor dedicou-se essencialmente à poesia Cuidados intensivos (1994) e Todas as palavras (2012) e à literatura infanto-juvenil O país das pessoas de pernas para o ar (1973) e O cavalinho de pau do Menino Jesus (2004). No entanto, também são da sua autoria peças de teatro História do sábio fechado na sua biblioteca (2009), obras de ficção Os papéis de K. (2003),  crónicas Porto, modo de dizer (2002) em no ensaio, Desimaginar o Mundo (2020), Da autoria de Álvaro Magalhães, foi publicada postumamente, em 2021, a biografia de Manuel António Pina  intitulada Para Quê Tudo Isto?,  Mais informação aqui.

Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, colabora no jornal online Tornado.