É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas sub-representadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e na USP. É coautora, com Ana Quadros Gomes, do livro Para Conhecer Semântica, publicado em 2018 pela editora Contexto. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas.
Professoora na Universidade de Rennes 2 (França) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil).
Luciano Eduardo de Oliveira, poliglota, tradutor, professor de idiomas, formado em Letras na Unifac Faculdades Integradas de Botucatu.
Cartunista português, nascido em Aljustrel, (1965), residente em Serpa. Licenciado em Geografia, colabora com publicações como A Bola (onde publica diariamente Barba e Cabelo), Público (para o qual produz desde 1993 a tira diária Bartoon), Sábado, Jornal de Negócios e Antena 1 e RTP. Prémio Amadora Cartoon 2011, atribuído no Festival de BD da Amadora, tem vários livros publicados, entre os quais,10 Anos Bartoon, Futebol por Linhas Tortas, Sociedade Recreativa, RIbanho (com desenhos de Carlos Rico), O Comboio das Cinco e Bartoon — 25 Anos. Mais informação, aqui, aqui e aqui.
Professor de português e coautor do Programa e Metas Curriculares de Português para o Ensino Secundário (PMCPES).
Luís Campos e Cunha, político e governante português, Luís Campos e Cunha nasceu em 1954. Foi professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Católica Em 2005 foi nomeado Ministro das Finanças em Portugal.
Luís Carlos Patraquim (Maputo, 1953), jornalista, poeta, escritor e autor teatral moçambicano, com diversificada obra publicada. Por exemplo, Monção (Edições 70 e Instituto Nacional do Livro e do Disco de Moçambique, 1980), A Inadiável Viagem (ed. Associação dos Escritores Moçambicanos, 1985), Mariscando Luas (Editora Vega, 1992), Lidemburgo Blues (Editorial Caminho, 1997), O Osso Côncavo e Outros Poemas (Lisboa, Editorial Caminho, 2005), Pneuma (Editorial Caminho, 2009), A Canção de Zefanías Sforza (Porto Editora, 2010), O Escuro Anterior (Companhia das Ilhas, 2013) e De Cabeça para Bixo (Edições Húmus, 2020). Prémio Lusofonia 2021.
Luís de Camões (Lisboa [?], 1524 – Lisboa, 1580) foi um poeta do séc. XVI considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa. A sua maior obra foi Os Lusíadas, epopeia que narra e glorifica os feitos heroicos portugueses. Pela grandeza da conceção, realismo das descrições e lirismo de vários episódios, conhecimento técnico, literário, histórico e geográfico, Os Lusíadas é uma das obras mais importantes do Renascimento. Mais aqui, aqui, aqui e aqui.
Cf. Luís Vaz de Camões, o poeta da epopeia dos Descobrimentos + Versos memoráveis de Camões – E pagaram seus anos deste jeito À triste Libitina seu direito
Luís Fábrica é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1985) e Doutor em Ciências Jurídico - Políticas pela mesma Universidade, onde atualmente se encontra a lecionar. Foi ainda Presidente da Comissão de Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações da Função Publica (2005-2006), Jurista na Caixa Geral de Depósitos (1989-2005) e Assessor Jurídico do Primeiro-Ministro, Prof. Cavaco Silva (1994-1995).
Nasceu em Lisboa em 25/05/1962. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1987. Colocado em diversas representações portuguesas no estrangeiro – Atenas (1993), Macau (1998), Genebra (1999), Bruxelas (2004), Tunes (2012) e Havana (2015). Foi chefe de gabinete do secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar (2008-2009) e diretor-geral de Política de Defesa Nacional (2010-2012). A partir de outubro de 2017, assumiu as funções de presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações