Eduardo Pinheiro, professor, autor do livro Linguagem e Estilo (1942) e de vários manuais escolares.
Eduardo Prado Coelho (Lisboa, 1944 - Lisboa, 2007), professor universitário, doutorado em Teoria da Literatura, entre as suas obras encontram-se: O Reino Flutuante (1972), A Letra Litoral (1978), Os Universos da Crítica: Paradigmas nos Estudos Literários (1987), O Cálculo das Sombras (1997). Recebeu o Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores em 1994 com o livro Tudo o Que não Escrevi I e II. Escrevia uma crónica diária no jornal Público, pela qual lhe foi atribuído o Prémio João Carreira Bom 2003.
Licenciada em Filologia Clássica, pela Universidade de Lisboa. Professora do Ensino Secundário desde 1976, lecionando as disciplinas de Português, Latim e Grego. Presidente da Direção da Associação de Professores de Português. Mais informação da autora aqui.
Egito Gonçalves (Matosinhos, 1920 – Porto, 2001), foi um poeta, editor e tradutor português. Fundou e dirigiu diversas revistas literárias, como A Serpente (1951) ou Árvore (1952-54). Em 1977, foi-lhe atribuído o Prémio de Tradução Calouste Gulbenkian, da Academia das Ciências de Lisboa, pela selecção de Poemas da Resistência Chilena. Em 1995, obteve o prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com E No Entanto Move-se. O seu último livro, Entre Mim e a Minha Morte Há Ainda um Copo de Crepúsculo, foi editado cinco anos depois da sua morte.
Licenciada em Português-Literatura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com o mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professora de Português entre 1976-2012. Autora dos manuais de Português Sinais, Signos e Plural. Membro da equipa do projecto aLeR+ da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas.
Elsa Rodrigues dos Santos (1939 - 2012) licenciada em Filologia Românica e com o Mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. Autora, com D'Silvas Filho, de Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa. Ex-Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa. Foi agraciada pelo Estado de Cabo Verde com a Ordem do Vulcão, pela sua dedicação à cultura cabo-verdiana.
Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduanda em Direito pela mesma universidade. Escreve textos de divulgação no jornal eletrónico Tudo Bahia.
Jornalista brasileiro. É editor assistente desde 2017 no Grupo Folha, o grupo de media que publica a Folha de S. Paulo.
Emídio Fernando (1965–2024), jornalista nascido em Angola, trabalhou em vários órgãos de informação portugueses – casos da TSF, 24horas e Tal&Qual – e depois, em Luanda, primeiro como chefe de Redação do semanário Nova Gazeta e, depois como diretor-geral da Rádio Essencial.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações