Escritor, político e militar (1608 - 1666), considerado uma das personalidades portuguesas mais proeminentes do século XVII. Como historiador, pedagogo, moralista, autor teatral, epistológrafo e poeta, foi representante máximo da literatura barroca peninsular, tendo-se dedicado à poesia, ao teatro, à história e à epistolografia. Entre as duas dezenas de obras em vida, postumamente, realce-se o texto moralista da Carta de Guia de Casados, Feira dos Anexins (obra que reúne ditos e trocadilhos seiscentistas), e a peça de teatro O Fidalgo Aprendiz (que é uma "Farsa", como foi descrita pelo seu autor desde o início e não um "Auto" como tem vindo a ser designada por publicações recentes). Mais informação aqui.
Jornalista espanhol especializado em viagens e turismo. Escreve no jornal digital argentino Infobae.
Daniel Oliveira (Lisboa, 1969), político, também é jornalista e autor do coluna Antes pelo contrário no jornal Expresso. Integra o painel de comentadores do programa de debate Eixo do Mal, na SIC Notícias. Venceu o Prémio Revelação Gazeta, do Clube de Jornalistas, em 1998 com uma reportagem sobre a Primavera de Praga, publicada na revista Vida Mundial.
Professor Auxiliar da Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto. Licenciado e Bacharel em Pedagogia Aplicada em Francês-Linguística Africana pelo Instituto Superior Pedagógico (ISP) de Lubumbashi na República Democrática do Congo. Mestre em Tratamento de Informação e Comunicação Multilingue pela Universidade Autónoma de Barcelona de Espanha. Doutor em Linguística Geral, especialidade de Linguística Africana pela Universidade Atlântica Internacional dos Estados Unidos da América. Agregado em ensino superior pela Universidade Agostinho Neto Leciona as cadeiras de Sociolinguística, Introdução à Linguística Bantu, Morfologia das Línguas Bantu e Linguística Contrastiva. Membro do Grupo de Pesquisa GRECORPA-Angola. Interessa-se às pesquisas de Descrição linguística, Estudos contrastivos, Políticas linguísticas, Tradução sentido-texto, Onomástica e Lexicografia, Recolha de dados orais (provérbios, contos, canções, adivinhas). Autores de uma série de artigos científicos e palestrante de várias comunicações a nível nacional, regional e internacional.
Editora assistente do jornal brasileiro Extra e autora do blogue Resenhando – Diário de uma mãe de adolescente, na Editora Globo.
Dante Lucchesi é Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia (UFBA,) bacharel em Letras Vernáculas pela UFBA (1986), obteve o grau de Mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993, e o título de Doutor em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. É autor do livro Sistema, Mudança e Linguagem, publicado pela Editora Colibri de Lisboa, em 1998, e publicado, em edição brasileira, pela Parábola Editorial, de São Paulo, em 2004. Mais dados aqui.
Jornalista mexicana especializada em telecomunicações, concorrência económica e finanças. Especialista em redes sociais e media digitais.
Jornalista português. Nasceu em Ondjiva, província do Cunene, Angola (1949), onde se iniciou na rádio muito jovem, como locutor, redator, relator desportivo e rádio-ator. Em Portugal, a partir de 1975, trabalhou em várias estacões de rádio, entre as quais a TSF, de que foi um dos seus fundadores e, depois, diretor, e a RDP, onde criou a RDP-África, de que diretor até 2005. Ao serviço da TSF, conquistou o mais prestigiado galardão de jornalismo em Portugal, o Prémio Gazeta, com um conjunto de três reportagens em Moçambique, na altura da guerra civil. Comentador de futebol na SIC Notícias, publicou em 2020 o livro Amor Eterno (ed. Oficina do Livro).
Mestre em Direito pela UFMS (Direitos Fundamentais, Democracia e Desenvolvimento Sustentável) . Especialista em Direito Constitucional pela PUC/SP. Advogado sócio do Lima, Pegolo e Brito Advocacia.
Jornalista e escritor inglês, publicando regularmente no jornal The Guardian artigos sobre língua, política e cultura. Estudou linguística na Universidade de Cambridge e continuou nesta área na Universidade de Londres, onde fez um mestrado em fonologia. É autor do livro Don't Believe a Word: the Surprising Truth about Language.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações