Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Editora assistente do jornal brasileiro Extra e autora do blogue Resenhando – Diário de uma mãe de adolescente, na Editora Globo.

Dante Lucchesi é Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia (UFBA,) bacharel em Letras Vernáculas pela UFBA (1986), obteve o grau de Mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993, e o título de Doutor em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. É autor do livro Sistema, Mudança e Linguagem, publicado pela Editora Colibri de Lisboa, em 1998, e publicado, em edição brasileira, pela Parábola Editorial, de São Paulo, em 2004. Mais dados aqui.

 

Jornalista mexicana especializada em telecomunicações, concorrência económica e finanças. Especialista em redes sociais e media digitais.

Jornalista português. Nasceu em Ondjiva, província do Cunene, Angola (1949), onde se iniciou na rádio muito jovem, como locutor, redator, relator desportivo e rádio-ator. Em Portugal, a partir de 1975, trabalhou em várias estacões de rádio, entre as quais a TSF, de que foi um dos seus fundadores e, depois, diretor, e a RDP, onde criou a RDP-África, de que  diretor até  2005. Ao serviço da TSF, conquistou o mais prestigiado galardão de jornalismo em Portugal, o Prémio Gazeta, com um conjunto de três reportagens em Moçambique, na altura da guerra civil. Comentador de futebol na SIC Notícias, publicou em 2020 o livro Amor Eterno (ed. Oficina do Livro).

Mestre em Direito pela UFMS (Direitos Fundamentais, Democracia e Desenvolvimento Sustentável) . Especialista em Direito Constitucional pela PUC/SP. Advogado sócio do Lima, Pegolo e Brito Advocacia.

 

Jornalista e escritor inglês, publicando regularmente no jornal The Guardian artigos sobre língua, política e cultura. Estudou linguística na Universidade de Cambridge e continuou nesta área na Universidade de Londres, onde fez um mestrado em fonologia. É autor do livro Don't Believe a Word: the Surprising Truth about Language.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora adjunta no curso de Pedagogia e atua como professora permanente e vice-coordenadora do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e coordena o grupo de pesquisa em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA). Atualmente trabalha na área de Educação, com ênfase na didática do ensino da língua portuguesa, no contexto da educação básica.

Deh Oliveira é jornalista no Folha de S. Paulo.

Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, da Universidade de CoimbraProfessor Catedrático do Instituto de Estudos Clássicos e Coordenador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. As suas principais áreas de interesse científico são a história antiga, o direito e a teorização política dos Gregos, a pragmática teatral e a escrita romanesca antiga. Tem igualmente uma forte ligação à área das Humanidades Digitais, sendo responsável pelo desenvolvimento da plataforma UC Digitalis (desde 2011).

É Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra (2011-) e foi Presidente da Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior (2011-2014).

Juntamente com Lautaro R. Lanzillotta, é coordenador da “Brill’s Plutarch Studies”.

Dellano Rios (Fortaleza, 1982), formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Sociologia pela mesma universidade, é jornalista profissional e investigador. Atualmente exerce funções de editor e de professor do curso de Jornalismo da Faculdade Cearense. Editou o livro O Povo Fez sua Santa.

Demóstenes Torres (Anicuns, Brasil, 1961), formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, é um procurador e político brasileiro. Foi presidente da comissão de Constituição e Justiça do Senado, e foi com este cargo que participou no I Congresso Mestiço Brasileiro, discutindo temas como o Estatuto da Igualdade Racial e o sistema de cotas em universidades públicas. A partir de 2012 reassumiu um cargo que já tinha ocupado, o de procurador no Ministério Público de Goiás.